• Ana Rosa Gattorno

    A 28 de junho de 1998, com a promulgação do Decreto sobre a heroicidade das virtudes, Sua Santidade João Paulo II declarava Venerável a Serva de Deus Ana Rosa Gattorno.

  • Maristella 60 anos

    A Escola tem como Filosofia anunciar e testemunhar a Palavra no Carisma da sua Fundadora Rosa Gattorno, inspirado na figura de Sant’Ana, visando a libertação do homem total, em pobreza de coração e doação materna.

  • Campanha da Fraternidade 2012

    Anualmente, a Campanha da Fraternidade quer promover a solidariedade nas comunidades cristãs e na sociedade humana, em busca de uma sociedade que tenha como um de seus pilares a solidariedade.

O Poeta que Fingia

sexta-feira, 13 de abril de 2012 0 comentários

 
Fernando Pessoa ganha interlocutor em livro publicado pela FTD
O objetivo do autor foi trazer o poeta para a atualidade, com foco no público jovem.
A obra é uma homenagem a Pessoa que foi e ainda é objeto de ensaios, teses, dissertações e gosto pela literatura. O intuito é aproximar o leitor não só de seus textos, como sua intimidade, seus hábitos e relações interpessoais. E para isso, Álvaro Cardoso Gomes cria um interlocutor – o garotinho, João Fernando – que possui características semelhantes as do grande poeta, com o objetivo de “humanizá-lo”.
Além do interlocutor, o livro também conta com Fernando Pessoa como outro protagonista, e suas falas, em grande parte, são fictícias, mas algumas são recriações do que o poeta dizia em diários e cartas para amigos, e outras, reproduções de seus versos e dos seus heterônimos. Com isso, o autor intercala os episódios do menino e do poeta, de forma a provocar uma relação notória entre os personagens.
O romance aborda temas como ética, pluralidade cultural, trabalho, consumo e, claro, literatura. E, ao desenrolar, a história mostra que o garoto vê no poeta um pai espiritual, que abre seus olhos para a vida e o introduz no mundo da poesia.
A narrativa é simples, porém muito rica, o que mostra uma forma de renovação dos estudos pessoanos. Isso exigiu um grande trabalho de pesquisa do autor que, somado ao seu desejo de inovar, procurou acabar com o “tabu” de que Pessoa é um poeta complexo e inacessível ao público jovem.
Com ilustrações de Alexandre Camanho, o exemplar faz parte da coleção Meu amigo escritor, da FTD, que conta com livros que possuem o foco em autores clássicos da literatura brasileira e portuguesa. E, além de todos os atributos, há fotos cronológicas de Fernando Pessoa no final. 
 
 
Sobre o autor:
Álvaro Cardoso Gomes é professor universitário na área de Literatura e publicou seu primeiro sucesso na década de 1980. Sua obra A hora do amor tornou-se um best-seller. E, além disso é ensaísta e crítico literário.
 
Sobre o ilustrador:
Alexandre Camanho deu início aos desenhos com apenas quatro anos de idade e nunca mais parou. Participou de salões de humor e arte e, recentemente, foi selecionado para compor o Salão Internacional de Desenho para Imprensa de Porto Alegre (RS/2001). 
 
O poeta é um fingidor.
Finge tão completamente
Que chega a fingir que é dor
A dor que deveras sente.
 

 
Blog do 9° ano © 2011 | Designed by RumahDijual, in collaboration with Online Casino, Uncharted 3 and MW3 Forum